A 1ª fase do CIC 2020 ocorreu em formato virtual, entre os dias 20 e 22 de outubro. Devido a pandemia de Covid-19, na qual deve-se manter o isolamento social, a coordenação do CIC 2020, em sua 32ª edição, optou em inovar para manter a tradição do evento, com as cerimonias de aberturas, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos.
O Blog conversou com três participantes do evento para saber o que acharam sobre o formato virtual do CIC. Com duas visões distintas, uma de avaliador e duas de apresentadores, respectivamente, confira os relatos da Dra. Juliana de Oliveira, docente do Departamento de Ciências Biológicas, da aluna Júlia da Silva França, discente do curso de Engenharia Biotecnológica e da aluna Irene de Fátima Vieira de Moraes, discente do curso de Ciências Biológicas.
Professora Juliana de Oliveira: "Eu participo do CIC como avaliadora de trabalhos desde 2012 e neste ano a experiência de uma manhã de sala cheia de alunos, professores e painéis foi substituída por uma sala virtual com o aluno e no máximo mais dois avaliadores. Particularmente eu gostei bastante do formato virtual, como avaliadora eu tive a tarefa de avaliar dois documentos por trabalho, resumo e painel, que optei por fazer na véspera das apresentações dos alunos. As apresentações foram agendadas e assim tínhamos dia e horário para acessar a sala e conversar com o aluno sobre o projeto submetido. A grande vantagem deste ano foi a possibilidade de avaliar trabalhos de quaisquer campi da UNESP, no meu caso, foram todos externos à Assis, sendo Ilha Solteira, Presidente Prudente, Rosana e São José do Rio Preto. O sistema usado no evento desde a inscrição dos trabalhos, em meados de setembro, a primeira fase de apresentações, na semana passada, foi muito bom, ágil e simples de ser usado. O CIC 2020. Do meu ponto de vista é um formato que veio para ficar."
Aluna Júlia da Silva França: "Apesar de ser a primeira edição online, achei a organização do evento muito bem feita. Além disso, nós tínhamos a oportunidade de conhecer trabalhos de outros câmpus, coisa que não podíamos antes. Acho que devemos pegar os pontos bons dessa edição para possibilitar esse intercâmbio dos trabalhos unespianos de diferentes câmpus e também viabilizar a apresentação de trabalhos de pessoas que não puderam comparecer ao evento presencialmente em virtude de intercâmbio, por exemplo."
Aluna Irene de Fátima Vieira de Moraes: "O CIC desse ano superou minhas expectativas porque apesar de ser o primeiro online, foi muito bem organizado e também porque tive a sorte de ter sido avaliada por três mulheres incríveis que foram super atenciosas do início ao fim. Um ponto positivo que eu não imaginava que podia ter é que, mesmo sendo online, permitiu uma grande aproximação com os avaliadores, principalmente com alunos mais tímidos. Foi uma experiência que eu vou levar pra sempre como um grande aprendizado e uma ótima lembrança."
O Blog parabeniza a todos que participaram do XXXII CIC.
A 2ª fase do CIC ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro de 2020 e participarão os alunos selecionados na 1ª fase de todos os campi da Unesp.