Durante sua graduação, Jaqueline Orlando foi presidente da CiBi Jr. Empresa Júnior de Consultoria Ambiental da UNESP Assis e membro deste Blog.
Nesta publicação, ela nos conta um pouco sobre o “Manual de avaliação e monitoramento da integridade ecológica: Ecologia de Paisagem e Bioindicadores” que teve a sua colaboração na elaboração e atualização de figuras.
Leia o relato da Jaqueline abaixo:
O “Manual de avaliação e monitoramento da integridade ecológica: Ecologia de Paisagem e Bioindicadores” tem autoria de Gustavo Amaral, Claudio Pádua e Cibele Bender. As ilustrações foram elaboradas por Jaqueline Orlando e Diego Ietto.
Sobre os autores: Gustavo é biólogo, formado pela Universidade Estadual de Londrina, realizou seu mestrado em Sustentabilidade e Conservação da Biodiversidade no ESCAS-IPÊ, sob orientação do Prof. Dr. Cláudio Pádua, onde nasceu o trabalho compilado neste livro. Gustavo atualmente dirige a CAÁ Ambiental, empresa de consultoria ambiental situada em Paraguaçu Paulista. É casado com Cibele Bender, que foi fundamental para que este trabalho viesse a público, apresentado neste título. A Cibele também é bióloga pela UEL com doutorado em Zoologia pela UNESP.
Durante o período da graduação em biologia, Gustavo teve contato com o empreendedorismo na área de Ciências Biológicas, através do movimento empresa júnior (MEJ). Essa experiência reverberou na sua vida profissional de forma que ele se dedicasse a sua empresa de consultoria ambiental e também o fez buscar parcerias no MEJ. Foi então que ele chegou na CiBi Jr. Empresa Júnior de Consultoria Ambiental da UNESP Assis e ambos realizaram juntos projetos em gestão de resíduos sólidos e educação ambiental.
Meu nome é Jaqueline Orlando, fiz graduação em Ciências Biológicas na UNESP Assis e fui membro da CiBi Jr. de 2013 a 2015, período em que a empresa desenvolveu projetos em parceria com a CAÁ Ambiental. Assim como na vida do Gustavo, a experiência do MEJ foi muito importante na minha formação, é uma oportunidade de, ainda estudante, conhecer e atuar no mercado de trabalho.
Em 2017, depois da minha colação na UNESP, o Gustavo me apresentou o Manual de avaliação e monitoramento da integridade ecológica: Ecologia de Paisagem e Bioindicadores e me convidou para contribuir com a elaboração e atualização das figuras do manual.
Indicado para consultores ambientais e estudantes de biologia e áreas correlatas, este manual, através de uma linguagem de fácil compreensão, ilustrações e fluxogramas coloridos aborda a avaliação e monitoramento da integridade ecológica através da utilização de bioindicadores e ecologia de paisagempara obter resultados mais confiáveis e eficientes, pois a sensibilidade de uma espécie à degradação do ambiente, não necessariamente determina que ela seja o melhor indicador. Por exemplo, se queremos saber se existe muito “lixo” em uma área, os urubus (Coragyps atratus) podem nos dar mais respostas que a onça-pintada (Panthera onca).
Neste manual, os bioindicadores estão divididos em: ambientais, ecológicos e de biodiversidade e são abordados sem mistificar espécies que possam responder a todo e qualquer distúrbio, mas alinhando a escolha deste, ao objetivo da avaliação ou do monitoramento da área em questão. Está disponível para venda por apenas R$20,00 + frete. Adquira o seu exemplar enviando um e-mail para gustavo.guvasconcelos@gmail.com
![]() |
Amostra de ilustrações que compõem o manual |