O Laboratório de Evolução e Diversidade Aquática - LEDA, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Assis, agora tem perfil no Instagram.
O Prof. Dr. Sergio Nascimento Stampar comenta sobre o LEDA.
"O LEDA/UNESP foi oficialmente fundado em 2015 quando recebemos nosso primeiro espaço no campus de Assis da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.
Depois de 5 anos de funcionamento temos dois espaços (LEDA I (Cultivos, espaço para os alunos e para aulas) e o LEDA II (Microscopia e análises moleculares)). O LEDA II foi obtido com verba FAPESP em 2018.
Pelo LEDA já passaram 18 alunos de IC/TCC e 9 alunos de mestrado (2015-2020). Atualmente, o laboratório conta com 21 alunos entre graduação e pós-graduação.
O foco do LEDA é o estudo de processos evolutivos em ambiente aquático, especialmente marinho. O laboratório vem atuando em diversas frentes, mas o principal enfoque são as anêmonas do mar e as águas-vivas. Usando esses organismos como modelo, o laboratório desenvolve estudos de sistemática, ecologia, biologia reprodutiva, evo-devo e moleculares.
Durante os 5 anos de atividade do laboratório, os membros já estiveram trabalhando em mais de 20 países ao redor do mundo. O LEDA produziu 33 artigos, 4 capítulos de livros, 9 dissertações de mestrado, 4 projetos regulares da FAPESP, 3 projetos CNPq (2 universais e 1 Protax), 2 projetos internacionais, 1 bolsa de produtividade do CNPq e 15 bolsas da FAPESP.
Atualmente, o LEDA conta com financiamento da FAPESP, CNPq e CAPES."
Não deixe de conferir as publicações do LEDA no Blog.
Você também pode acompanhar o LEDA pela página no Facebook.
O Blog parabeniza o Prof. Stampar e seus alunos pelas conquistas do LEDA.
Imagens cedidas por Sérgio N. Stampar.