O Departamento de Ciências Biológicas agora conta com mais da metade de docentes com o título de livre-docência. Nos dias 21 e 22 de janeiro, o professor Sérgio Nascimento Stampar foi aprovado em seu concurso de livre-docência nas disciplinas de Zoologia de Invertebrados e Oceanografia e Biologia Marinha. O Prof. Dr. Sérgio é docente da UNESP/Assis desde 2013 (lattes - http://lattes.cnpq.br/4152199471458387).
Segundo as normas da UNESP, “a obtenção do título de livre-docente pela Unesp pressupõe maturidade acadêmica conquistada após a obtenção do título de Doutor, especialmente mediante atividades de ensino na graduação e pós-graduação stricto sensu, recomendado pela Capes, de pesquisa e de extensão”.
O concurso consiste em várias etapas. A primeira é a organização da documentação necessária e a elaboração de dois textos. Um destes textos deverá fazer a compilação de toda a carreira do docente até aquele momento (memorial), incluindo todas as suas conquistas acadêmicas. O outro texto é uma compilação de pesquisas realizadas pelo docente mostrando a sua maturidade e relevância em seu campo de atuação. Desta forma, a preparação para o concurso é iniciada muitos meses antes de sua realização. Com o início do concurso, a primeira etapa é a prova escrita. Essa avaliação é dada por uma dissertação livre sobre um tópico sorteado. Subsequentemente, essa prova é lida em sessão pública. No dia seguinte ocorre uma prova didática, uma aula sobre um tema previamente sorteado. Em seguida, ocorre uma análise de currículo e entrevista sobre o memorial do candidato. Para aprovação, o candidato deverá obter nota final igual ou maior que 7.0, a qual é atribuída por uma banca de cinco professores, todos com título de livre-docente. Na página da UNESP você encontra todas as informações de quem pode se inscrever para este tipo de concurso.
Nós, do Blog do Departamento de Ciências Biológicas, parabenizamos o Prof.Dr. Sérgio Stampar por mais esta conquista.