Cabeçalho + Menu


quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Ceres - A nova Empresa de Biotecnologia de Alimentos

Equipe da empresa de Biotecnologia de Alimentos“Ceres”.
Foto: Laboratório de Bioquímica.

A Profa. Dra. Valéria Marta Gomes do Nascimento, do Departamento de Ciências Biológicas, e docente das disciplinas de Bioquímica de Alimentos e Biotecnologia de Alimentos, do curso de Engenharia Biotecnológica da FCLA-Unesp, propôs uma nova dinâmica didática , a criação de uma empresa de Biotecnologia de Alimentos fictícia, cujas atividades serão desenvolvidas pelos alunos matriculados nas disciplinas.

O objetivo desta Empresa de Biotecnologia de Alimentos é motivar os alunos através do desenvolvimento de produtos alimentícios ou matérias primas utilizando biotecnologia, mas não só como atividade didática, mas explorando o potencial real de mercado.

Em 03 de setembro de 2019 foi escolhido o nome da empresa, através de concurso, sendo os nomes concorrentes propostos pelos alunos do 3°ano, matriculados na disciplina de Bioquímica de Alimentos, e os votantes, os alunos do 1° e 2° anos do curso de Engenharia Biotecnológica.

Isadora Maria da Silva Santos (imagem cedida pela mesma)
O nome ganhador, “Ceres”, foi proposto pela aluna Isadora Maria da Silva Santos. A proposta da aluna foi baseada em, Ceres, deusa da agricultura e fertilidade, sendo associada a exuberância da vegetação e colheitas fartas.  As palavras cereal e cerveja são derivadas do nome Ceres, sendo que cerveja em latim é grafada Cerevisiae, palavra que hoje compõe o nome científico da levedura utilizada na produção de bebidas alcoólicas fermentadas, Saccharomyces cerevisiae.

O Blog deseja boa sorte a empresa e parabéns a Isadora Maria pela criatividade.


Cartão de visita da Ceres.