O Departamento de Ciências Biológicas conta com mais um livre docente na sua equipe. Nos dias 30 e 31 de julho deste ano, a professora Karina Alves de Toledo, foi aprovada em seu concurso público para livre docente na disciplina de Imunologia. Ela é bióloga, formada na Unesp de São José do Rio Preto, pós-graduada na área de imunologia pela USP de Ribeirão Preto e nossa professora há 8 anos (currículo lattes).
Segundo as normas da UNESP, “a obtenção do título de livre-docente pela Unesp pressupõe maturidade acadêmica conquistada após a obtenção do título de Doutor, especialmente mediante atividades de ensino na graduação e pós-graduação stricto sensu, recomendado pela Capes, de pesquisa e de extensão”. O concurso é composto por uma prova escrita, uma prova didática, análise de currículo e entrevista sobre o memorial do candidato. Para aprovação, o candidato deve obter nota final igual ou maior que 7.0, a qual é atribuída por uma banca de cinco professores, todos com título de livre docente. Na página da UNESP você encontra todas as informações de quem pode se inscrever para este tipo de concurso.
Em conversa com a professora Karina, ela nos contou que a preparação para o concurso se inicia meses antes com a organização de documentos, escrita do memorial e do texto que sistematiza suas publicações. O conteúdo referente ao concurso deve ser estudado e re-estudado. As aulas devem ser organizadas e revisadas. Segundo ela, a realização do concurso é muito cansativa, totalizando dois dias de provas (5 horas de prova escrita, 1 hora de prova didática e 5 horas de arguição). Por outro lado, este é um momento único em que revivemos diversos momentos da nossa vida acadêmica, relembramos decisões, dificuldades, tristezas e alegrias. “Com certeza faria tudo de novo, amo muito o que faço”, diz ela. Por fim, ela conclui que o título traz com ele responsabilidades diversas e maiores ao professor, principalmente no que diz respeito à pesquisa, ensino e gestão na universidade.