
Nesse ano foram abordados novas técnicas em reprodução humana, práticas de laboratório e genética. O congresso teve participação de especialistas nacionais e internacionais, inclusive o laboratório de matemática aplicada da FCLA! Participaram do congresso as alunas Doris Spinosa e Eloisa Dal Molin, e os professores orientadores Marcelo Nogueira e José Celso.

Então inicialmente era mais usada a parte morfológica, as características morfológicas do blastocisto e depois perceberam que
outras coisas também eram importantes como a morfocinética do desenvolvimento embrionário
e depois incluíram as variáveis da paciente.
Aí o foco mudou da classificação do
embrião pra usar todas as variáveis que influenciam na possível gravidez, para saber
se o embrião resultaria em nascimento vivo ou não.
E para contar um pouco melhor como foi esse congresso o BLOG convidou a Doris para falar um pouquinho de como foi para ela.

E um pesquisador da Espanha em particular levantou uma nova
variável relacionada a microbiota e o nível dessa microbiota do intestino e do
trato reprodutor, o que foi surpreendente.
Outra coisa que a gente já sabia mas não era muito focada
eram as variáveis do parceiro, e três ou quatro pesquisadores levantaram essa
questão como decisiva para a reprodução.
Uma coisa interessante é que parte do congresso foi destinada ao time lapse (uma incubadora que permite adicionalmente usufruir do sistema time-lapse, em que a conjugação da incubadora, de um microscópio e de uma máquina fotográfica incorporada permite a obtenção de múltiplas imagens de todos os embriões presentes na incubadora, sem necessidade de retirar as placas de cultura. A partir destas imagens, o sistema cria um vídeo contínuo do desenvolvimento dos embriões, desde a fecundação até à transferência para o útero), que é a mesma que usamos no laboratório, e tivemos uma tarde só para falar sobre ela, que é
um equipamento novo no Brasil apesar de na Europa já ser muito comum. É preciso ser feita uma adaptação
bem grande com toda a equipe para aprender a usar o equipamento então foi muito bom ter uma tarde para falar sobre isso.“