Cabeçalho + Menu


terça-feira, 23 de abril de 2019

Stampar leva Unesp para Austrália!







Para quem não conhece essa figura, ele é tema recorrente aqui no BLOG, ele é o professor orientador do pessoal que trabalha no Laboratório de Evolução e Diversidade Aquática (LEDA) aqui da FCLA. 

Para os alunos de biologia fiquem tranquilos, vocês em algum momento vão conhecer o professor. Para os alunos de eng biotec, vocês terão a sorte de ter meia disciplina com ele no primeiro ano.


Não é segredo que o Professor Dr. Sérgio Nascimento Stampar vive viajando (a 'negócios', claro!). Não é a toa que fez 12 viagens nesses últimos dois anos! Além da sua coleção de carimbos no passaporte! (25 carimbos e contando).


E dessa vez ele foi para Austrália, mais especificamente para o Australian Museum (AM). Essa foi sua segunda visita, a primeira aconteceu em 2017, onde surgiu um primeiro convite para fazer um trabalho lá. Passados esses anos, o Professor Stampar e um docente da Inglaterra foram selecionados  dentre 280 submissões para uma bolsa oferecida pelo museu.

Essa bolsa é dada anualmente para poucas pessoas, escolhidas pelas habilidades, conhecimento e/ou expertise que levam para algum projeto desenvolvido no AMRI. 


O museu foca em desafios atuais do meio ambiente, como os impactos da mudança climática na biodiversidade, o que constitui e influencia na conservação da biodiversidade, etc. 

A pesquisa é sustentada por uma infraestrutura científica incluindo coleções de história natural, genômica da vida selvagem e laboratórios de microscopia, informática além da pesquisa dos recifes de corais em Great Barrier Reef (Grande barreira de coral).




O projeto foi baseado na coleção de cnidária do museu, que tem cerca de 10 mil exemplares, da qual grande parte não tem identificação apropriada. 

Foram dois meses onde ele ficou separando e identificando esse material. Cerca de 700 lotes foram identificados, mas ainda tem muito trabalho a ser feito.










Além desse, o professor participou de outros projetos paralelamente em parceria com os pesquisadores do museu, além da coleta de alguns animais, e ao final da sua estadia fez uma apresentação da Unesp Assis e dos projetos realizados no LEDA.









Sobre o AM: "O primeiro museu público da Austrália foi fundado em Sydney, em 1827 com objetivo de estabelecer 'espécies raras e curiosas de história natural'. ... E de uma 'linda coleção de curiosidades australianas', o museu cresceu numa proporção internacional de mais de 18 milhões de objetos culturais e científicos. O museu tem papel de liderança em pesquisa taxonômica e sistemática, e em uma estação de pesquisa na ilha Lizard conduz pesquisas significantes em ecologia de recifes de corais. Através de exibições e outros programas públicos o Australiam Museum continua a informar e maravilhar gerações de visitantes sobre a cultura de flora e fauna únicas da Austrália e do pacifico." Sobre o AM.




Se quiser saber um pouco mais sobre o Australian Museum, sua história, pesquisas, bolsas que oferecem e tudo mais, fique a vontade para acessar o link! 

    Fotos cedidas pelo Prof. Stampar.