Cabeçalho + Menu


quinta-feira, 5 de abril de 2018

Veja o que rolou no minicurso de Introdução à Microscopia, Vidrarias e Boas Práticas Laboratoriais



No início de todo ano letivo, o Centro Acadêmico de Ciências Biológicas Aiguara preparou o minicurso de Introdução à Microscopia, Vidrarias e Boas Práticas Laboratoriais para os calouros de Ciências Biologia e Engenharia Biotecnológica. 
O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de março.

O CA Aiguara comentou um pouco sobre o minicurso:

"O minicurso de Introdução à Microscopia, Vidrarias e Boas Práticas Laboratoriais é um projeto tradicionalmente realizado desde 2015 aos calouros de Ciências Biológicas e Engenharia Biotecnologia pelo Centro Acadêmico de Ciências Biológicas Aiguara.  A importância de realizar eventos se direciona para que os estudantes tenham um primeiro contato com o laboratório e aprendam as especificidades que esse ambiente exige, tais como vestimenta, comportamento e cuidados necessários.
Muitos alunos ao longo da vida escolar não chegaram a entrar em um laboratório e apenas possuem uma ideia mistificada dos filmes sci-fi sobre o que é esse ambiente, então o curso serve também para responder as dúvidas e demonstrar a realidade do dia-a-dia.
O minicurso é dividido em três frentes: Introdução à Microscopia, Vidrarias e Boas Práticas Laboratoriais. Esse primeiro, abarca um pouco da história do microscópio, tendo início seu início na Revolução Científica e aprimorado na Revolução Industrial, como também uma explanação de seus componentes e funcionamento, isso é importante para que o aluno possuía uma contextualização do que foi o avanço científico. As vidrarias são abordadas no laboratório de química, contribuindo para o reconhecimento e tipo de função que cada uma delas possui, assim o aluno consegue diferenciar por exemplo qual vidraria tem mais precisão ou o que pode ser levado ao fogo para aquecer uma substância.
 As boas práticas laboratoriais que são úteis tanto para segurança dos alunos, como também para o rigor científico, quando este aluno estiver desenvolvendo uma pesquisa. Este ano o evento foi muito valioso pois contou com a parceria de todos os anos de Ciências Biológicas para que fosse realizado, e isso enriqueceu muito a experiência, incluindo também a participação de vários calouros de biologia e engenharia, muito bem-humorados e atenciosos."

A aluna de Engenharia Biotecnológica Julia França também comentou sobre a experiência:

"Eu achei o minicurso muito útil para os calouros não ficarem perdidos nas primeiras aulas de laboratório, sem saber o nome dos instrumentos, como e pra quê utilizá-los. Mais do que a teoria, praticamos observando os estômatos de folhas, ajudando a guardar as etapas do processo e aprendendo como se comportar em laboratórios."