Cabeçalho + Menu


terça-feira, 21 de novembro de 2017

Estudo de Campo I 2017: Ubatuba

Responsável pela foto: Bruno Cardana

No mês de Outubro os alunos do 3º ano do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Assis participaram da excursão para a cidade de Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, desenvolvendo atividades referentes à disciplina Estudo de Campo I. Ao longo da excursão, os alunos foram acompanhados e orientados pelos docentes Sérgio Nascimento Stampar, Carlos Camargo Alberts e Ciro César Zanini. A docente Renata Giassi Udulutsch não compareceu mas auxiliou nos preparativos para a viagem.

Bruno Cidrão: “A ida de um biólogo em formação para campo permite que esse aplique seus conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas em atividades práticas, sendo assim, de grande importância. Este ano eu e a Letícia, membros do Laboratório de Sistemática Vegetal (SISVEG), acompanhamos, como monitores, a turma do terceiro ano de Ciências Biológicas em seu Estudo de Campo - Litoral, realizado em Ubatuba. As atividades propostas incluíam trilhas em dois ambientes distintos (floresta ombrófila e restinga), visitas no Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e Museu de história natural de Taubaté, além de atividades práticas nos costões rochosos e coleta em barco de arrasto. Juntos dos professores Carlos, Ciro e Sérgio, mais a Raquel e Allan, também membros do SISVEG, caracterizamos a fauna e flora local e, ainda, preparamos e aplicamos atividades de coleta de material (botânico e animal) e análise em laboratório, para que os alunos pudessem ter uma noção de como são feitos os estudos realizados por biólogos que trabalham na área de meio ambiente. Como monitor, foi possível notar o interesse que os alunos demonstram nessas atividades, não só por se tratar de um ambiente agradável (praia), mas também pelo prazer que uma viagem para fora da rotina de universidade garante. Como ex-aluno, pude passar a minha experiência de quando realizei o mesmo estudo de campo, em 2015, o que acaba sendo gratificante. No final das contas, são atividades como essas que nos incentivam a valorizar a função de um biólogo, e nos inspiram a sermos cada vez melhores como profissionais”.

Bruno Cardana: "Acredito que um estudo de campo como o realizado esse ano em Ubatuba, mais precisamente na Reserva de Picinguaba (onde ficamos alojados), é essencial para a formação de um biólogo, pois ver a teoria em aulas é ótimo, mas aplicá-las ainda que não como um profissional, é excelente. Particularmente vejo que ir para um ambiente (litorâneo) completamente diferente do aqui (Cerrado), agrega muito e além do mais, rompe fronteiras. Os professores que nos acompanharam tinham propriedade para falar sobre o assunto, pois eram suas áreas ali (vertebrados, invertebrados, algas, botânica)".

Luana Ariel Cardoso de Carvalho: “Realizada em Novembro, nos dias 02/10 ao 06/10 pelo curso de Ciências Biológicas na FCL/Assis, a viagem de campo para o litoral do Estado de São Paulo - Ubatuba, se tornou parte importante para a consolidação do conhecimento teórico até então construído nas salas de aula.
As atividades ministradas pelos docentes foram compostas por aulas expositivas, práticas laboratoriais, trilhas e nos próprios ambientes para exemplificação de ecossistemas, como a visita ao costão rochoso, mangue, a prática da pesca de arrasto, visitação ao projeto TAMAR e o aquário de Ubatuba.
O tempo compartilhado com os docentes e companheiros de turma, aliado ao conhecimento adquirido, foram importantes não só pelo fortalecimento do conteúdo teórico que possuíamos resultante do período do curso, mas vital para a consolidação da identidade de futuros profissionais da área de biologia através de um olhar mais sensível e característico de quem estuda todas as formas de vida.
Me sinto feliz e contemplada pela troca de conhecimento que fomentamos juntos e estou ansiosa para a próxima viagem de campo que o curso oferece em Tibagi, Paraná”.






Responsável pelas demais fotos: Bruno Cidrão