Cabeçalho + Menu


quinta-feira, 28 de setembro de 2017

XXIX CIC : O que rolou?

No dia 25 de setembro, foi realizado na Faculdade de Ciências Letras – UNESP Assis, a primeira fase do XXIX Congresso de Iniciação Científica, que reuniu aproximadamente 150 congressistas que expuseram seus trabalhos de pesquisa, além de palestras e minicurso realizado.

Em relato, alunos dos Cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Biotecnológica contam sua experiência no Congresso:



“Participar do CIC foi uma experiência muito interessante para mim, e de certa forma, bastante satisfatória. Trata-se de um evento o qual eu nunca havia participado. Já havia participado de outros congressos e inclusive apresentado trabalho em um deles, mas o CIC foi diferente, talvez por ter sido a primeira vez que apresentei um trabalho cientifico “em casa”. Confesso que fiquei um pouco ansioso para o evento e que contava os dias para poder apresentar o trabalho, contar para as pessoas o que havia sido desenvolvido no laboratório, poder ver a reação delas e, de repente, até ouvir o que achavam sobre. De uma maneira geral, gostei muito do evento. Pude ter uma noção, ainda que pequena, do trabalho que alguns colegas desenvolvem e que eu nem tinha noção, principalmente daqueles os quais eu convivo ou costumava conviver quase que diariamente. É sempre muito bom ver as pessoas se preocupando em desenvolver um trabalho sério e de qualidade, e, principalmente, ver que ainda que atualmente esteja complicado fazer ciência em nosso país, muitos ainda se dedicam à isso e o fazem de maneira séria e bem feita. Não poderia deixar de falar sobre a mesa redonda que ocorreu, que na minha opinião foi sensacional. Foi uma discussão de alto nível sobre a maneira de se fazer ciência atualmente e que acredito que tenha contribuído muito, não só para mim, mas para todos que estavam presentes. Por fim, gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizar a comissão organizadora do evento pelo empenho e pela dedicação empregados na realização do XXIX CIC, foi um evento de alto nível o qual tenho orgulho de dizer que participei. Parabéns!”

David Spressão de Lima Jr.- Graduando de Engenharia Biotecnológica

“Participar do XXIX CIC foi uma experiência bem única. Este foi o segundo congresso em que participei apresentando meu trabalho, então tudo era muito novo para mim. O CIC proporcionou um ambiente bem descontraído para mostras à diferentes pessoas, e de maneira sintetizadas, o conteúdo da minha pesquisa. Pude perceber pontos de vistas singulares e criticas que me ajudarão nos trabalhos futuros. O CIC foi especial também para mostrar a diversidade de linhas de pesquisa dentro do meu curso, e dos outros cursos do campus. Eu não entendia muito bem o que alguns dos meus próprios amigos estudavam, e este foi o momento de sanar as duvidas”

 Henrique Oliveira – Graduando de Ciências Biológicas

“O CIC desse ano foi o primeiro congresso que participei apresentando painel. Foi uma experiência muito boa em que pude mostrar o projeto de pesquisa que estou desenvolvendo durante minha iniciação científica e acredito que esse tipo de oportunidade que a UNESP nos oferece ajuda muito no crescimento do aluno como futuro pesquisador. Além de que por ser um evento em que os alunos de todas as áreas do conhecimento do nosso campus apresentam seus projetos, conseguimos ter uma visão melhor e mais abrangente do que está sendo desenvolvido dentro da nossa universidade e abre nossos olhos para projetos muito distintos daqueles que realizamos!”

Letícia Yurie Kuae – Graduanda de Engenharia Biotecnológica

“O dia do evento foi muito corrido! De manhã tivemos cerca de 37 pessoas apresentando seus trabalhos, o que seria a parte mais tranquila do dia, mas mesmo assim foi corrido, principalmente por causa dos minicursos. A tarde teríamos o maior número de apresentações, cera de 75, incluindo os alunos do PIBIC Júnior, que são de colegial; por abrigar tanta gente tivemos que mudar toda a organização do salão logo depois do almoço. No período noturno, foi mais tranquilo! Cerca de 50 apresentações, estava menos apertado, mais fácil de circular e já tínhamos pego o jeito de como fazer (risos). Acho bem bacana  participar de eventos na organização! É uma visão bastante diferente de quem está apresentando. As vezes, para as pessoas o evento pode estar super calmo e organizado, mas tem gente correndo para estar assim. Esse ano foi bastante tranquilo, mas sempre há alguns imprevistos, mas nadfa que não conseguimos concertar. Foi bem legal”.

Marina Miguel – Monitora do CIC.