Cabeçalho + Menu


quarta-feira, 5 de julho de 2017

Curso de Processamento de Imagem, o que rolou?

     O Blog foi conferir como foi o curso de extensão “Introdução ao Matlab e processamento de imagem”, sob a supervisão dos docentes do Departamento de Ciências Biológicas Dra. Juliana de Oliveira e Dr. José Celso Rocha e ministrado pelos discentes Letícia Kubo, Maria Beatriz Takahashi e Vinícius de Souza, que contam como foi a experiência:




“Participar da preparação desse curso foi uma experiência única. Pude aplicar o que aprendi durante os anos que fiz iniciação científica e graduação. E o feedback que tivemos do curso de processamento de imagens foi muito positivo, já que os discentes da FCL-Assis utilizam ferramentas da área e podem aprimorar seus conhecimentos para automatizar suas análises.”

Maria Beatriz Takahashi





"Foi muito bom participar do curso. Todo mundo tinha uma ideia diferente pra adicionar no conteúdo e isso tornou o resultado interessante. O que tinha surgido como uma vontade de repassar um conteúdo adiante acabou se tornando um aprendizado dinâmico *risos* Espero vê-lo como legado permanente da Unesp agora. Não posso esquecer também de agradecer as meninas que sempre me deram apoio incondicional nessa jornada! Obrigado!"

Vinícius de Souza






“Foi uma troca de experiências muito construtiva, ter participado de todas as etapas do curso desde os trâmites internos até a última aula e poder devolver um pouco do que aprendemos da Universidade para a Universidade, principalmente porque pode abrir novos campos de união entre as áreas biológicas e exatas.”

Letícia Kubo




     O Blog recolheu ainda a opinião de alguns participantes do curso:



"O curso foi uma ótima oportunidade para aprender desde os conceitos mais básicos de processamento de imagem até recursos mais complexos, que são bastante úteis em várias pesquisas em andamento no nosso Campus. Para mim o curso veio no momento certo, pois dentro do projeto de pesquisa que estamos desenvolvendo no Laboratório de Matemática Aplicada, um dos pontos mais importantes é trabalhar com o processamento digital de imagens de blastocistos humanos a fim de conseguir obter as melhores variáveis matemáticas que representem o embrião, para uma posterior classificação. Além disso, foi de extrema importância como um complementar para nossa graduação, pois trouxe algo que ainda não faz parte do plano de ensino das disciplinas de programação que possuímos no curso de Engenharia Biotecnológica."

João Guilherme Cândido dos Santos




"O curso de extensão gerou, além de conhecimento, novas perspectivas em relação aos trabalhos conectados à bancada laboratorial. Os responsáveis pelo curso tiveram a sensibilidade em trazer novas ferramentas de programação com o Matlab, com alto potencial de aplicação nas pesquisas do nosso campus. Aproveito para parabenizar e agradecer à Dra Juliana e aos alunos Letícia, Maria Beatriz e Vinícius pela iniciativa, oportunidade, e claro, pelo ótimo curso."

Thais Shinya



     Confira também como ficou o feedback dos participantes: