Cabeçalho + Menu


quarta-feira, 12 de julho de 2017

Alunos de Ciências Biológicas visitam Museu de Paleontologia de Marília

No dia 30 de julho os discentes do 1º ao 3º ano do curso de graduação de Ciências Biológicas da FCL – ASSIS visitaram o Museu de Paleontologia situado na cidade de Marília. A excursão foi organizada pelo C.A – Centro Acadêmico Aiguara em parceria com a docente Dra. Solange Bongiovanni.

Foto cedida pelo C.A. Aiguara


Guiados pelo paleontólogo William Nava, os discentes puderam explorar todas as informações e registros fósseis presentes no museu, além da visita em área nos arredores da cidade, onde foram encontrados registros fósseis.

Dra. Solange Bongiovanni
Dra. Solange Bongiovanni – Docente do Departamento de Ciências Biológicas

“Atividade de campo para mim, formada em geologia era primordial para o entendimento do que se estudava em sala de aula. Mesmo formada a muitos anos, me lembro da maioria dos locais em que visitei em meus cinco anos de curso. Ao vir trabalhar em Assis, ministrando a disciplina Geologia e Paleontologia, rapidamente montei uma viagem para a UNESP- Rio Claro, para os alunos visitarem os museus de mineralogia e paleontologia. Para o aluno é sempre uma surpresa! Depois de 25 anos trabalhando no Departamento de Ciências Biológicas e com diversas saídas a campo, a viagem ao Museu de Paleontologia, foi bastante significativa, pois começou com uma ideia do CA Aiguara  que me convidou para se juntar ao projeto. Eu fiquei muito impressionada com as amostras de fósseis encontradas no museu, pequeno, duas salas, mas, com informações extremamente relevantes para a Paleontologia brasileira. E o Willian Nava, simplesmente de uma dedicação impressionante à Paleontologia. Ouvir sua palestra, ver sua alegria estampada no rosto, foi enriquecedor. Muitos dos alunos, também ficaram com brilho nos olhos ao tentar encontrar restos de fósseis no afloramento de rochas em que visitamos, quem sabe sairá um paleontólogo dessa turma.
Já estou esperando  por 2018!!!”


Ramon Bailon
Ramon Bailon – 3º ano
“No primeiro semestre do terceiro ano temos a disciplina de paleontologia que nos mostra o que existia na terra em eras e períodos mais remotos, seja no reino vegetal, animal e até em microrganismos, o que hoje em dia é conhecido como paleobiologia. Com a viagem realizada pelo C.A. tivemos uma aula prática fora da universidade, o que foi muito satisfatório para mim. Pude observar os principais achados na região como o Marilisuchus que fica guardado no museu de paleontologia de Marília, um dos poucos no estado de São Paulo. Foi possível observar também estratos de rocha quando visitamos o ‘sítio arqueológico’ na estrada e vimos como os paleontólogos trabalham. Foi um passeio muito válido e enriquecedor!”





Sara Nolasco
Sara Nolasco Catanho – 2º ano 
“Participar da viagem ao Museu de Paleontologia de Marília foi, para mim, dentre outros tantos adjetivos e termos, uma experiência gratificante e enriquecedora. Não apenas como graduanda do curso de Biologia mas também como co-organizadora do evento pelo Centro Acadêmico Aiguara. Tivemos a oportunidade de conversar com o historiador, jornalista e amante de Paleontologia, William Nava, cuidador do Museu e ao meu ver, praticamente o fundador. Fomos recebidos com total atenção e cuidado. Era notável a satisfação dele (William) em nos transmitir todo o conhecimento de vivência de campo que ele possui. Pudemos ver isso principalmente durante a visita ao Sítio Paleontológico, onde ele, carinhosamente, nos mostrava os paredões rochosos onde um dia fósseis já foram encontrados (houveram até pessoas inspiradas na busca por esses fósseis). Pra mim o mais gratificante de tudo, além de ter feito parte da equipe que ajudou a fortalecer para que o evento acontecesse, foi ver o despertar da paixão pela Biologia que se fez presente nos olhos de muitos dos meus colegas. Sejam nos paredões, sejam nos fósseis, na troca de vivências com o William (inclusive o brilho no olhar dele também, que era mais que especial), seja na vegetação do Sítio, nos insetos encontrados por alguns amantes ali.. enfim. Acredito que pra mim isso foi o mais essencial dessa viagem. Fazer de fato esse resgate e nos mostrar o motivo pelo qual estamos aqui e resolvemos cursar Biologia!”



William Nava - paleontólogo e guia.
(Foto cedida pelo C.A. Aiguara)
Alunos do Curso de Ciências Biológicas
(Foto cedida pelo C.A. Aiguara)


(Foto cedida pelo C.A. Aiguara)

(Foto cedida pelo C.A. Aiguara)