Cabeçalho + Menu


quarta-feira, 10 de maio de 2017

Estudo de Campo II - 2017

Atualmente no 4º ano, a Turma XXVI do Curso de Ciências Biológicas esteve em Ponta Grossa e Tibagi, no estado do Paraná de 24 á 27 de abril de 2017, para desenvolver a disciplina de Estudo de Campo II com o objetivo de relacionar o conhecimento adquirido em sala de aula nas disciplinas da área de botânica, invertebrados, vertebrados e geologia, além de fazer a interdisciplinaridade com outras disciplinas presentes no currículo que abordam conteúdos como ecossistemas e biomas.

Turma XXVI - (Cedido por Dr. Sérgio Stampar)

Anteriormente, os alunos foram divididos em grupos de acordo com o interesse de estudo para realização de atividades durante o Estudo de Campo II. No total, houve quatro grupos sendo eles: Botânica (orientado pela docente Renata Udulusch), Geologia (orientado pela docente Solange Bongiovanni), Invertebrados (orientado pelo docente Sergio Stampar) e Vertebrados (orientado pelo docente Carlos Alberts).

No primeiro dia (24) os graduandos foram levados ao Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. Em primeiro momento, houve a visita a Lagoa Dourada e as furnas, que são grandes crateras com vegetação exuberante com água vinda de lençol subterrâneo, sempre acompanhados pelo guia Murici.

Em seguida, visitamos as formações rochosas constituídas de arenito e os processos de erosão que podem ser encontradas no Parque, onde também foi possível observar a vegetação local e presença de pequenos roedores. Após a trilha, partimos para Tibagi, onde ficamos hospedados no hotel Formiga na Figueira. 
(Cedida por Camila C. Natal)
(Cedida por Dr. Sérgio Stampar)

No segundo dia (25), fizemos a visita ao Recanto Ecológico da Dora onde houve a reunião de cada grupo para desenvolvimento da primeira atividade proposta.

O grupo de Botânica fez a coleta e algumas espécies presentes no  Recanto Ecológico da Dora, para identificar parte da flora presente, através de identificação taxonômica , além de aprenderem a fixar a planta e mantê-la em condições de estudo posterior.
Grupo de Botânica e técnicos Alan e Raquel - (Cedida por Dafne Camargo)

O Grupo de Geologia observou as características e formações rochosas, sentindo texturas de diferentes tipos de rochas presentes no local, além de estudar de forma prática as coordenadas, mapas e localização geográfica.
Grupo de Geologia - (Cedida por Beatriz Catto)

O grupo de Invertebrados foi dividido em duas equipes e iniciou-se uma competição, onde quem conseguisse coletar o maior número de invertebrados ao longo da trilha ganharia uma prenda, ao final da trilha, foi possível colear grande variedade de invertebrados.
Grupo de Invertebrados - (Cedida por Joyce Faria)
O grupo de Vertebrados saiu a procura de vestígios de animais, como pegadas e fezes, além da observação dos animais presentes para tentar identificar parte da fauna presente no local.
Grupo de Vertebrados (Cedida por Marília S. Abreu)

As amostras coletadas pelos quatro grupos foram trazidas ao Hotel para ser possível fazer a analise e apresentar os resultados aos demais graduandos, professores do curso e os técnicos Raquel e Alan, na noite dia quarta-feira (26).

(Cedida por Dr. Sérgio Stampar)

Além da coleta realizada pelos grupos, tendo contato com a fauna e flora presente, também visitamos cachoeiras, que são formadas pelo “Arroio do Pedregulho”

No dia 26 pela manhã, visitamos o Parque Estadual do Guartelá, onde situa-se o sexto maior cânion do mundo, conhecido como Cânion Guartelá que foi formado a cerca de 400 milhões de anos, também sendo o único cânion com vegetação nativa, sendo composta por campos, remanescentes de cerrada, Floresta de Ombrófila Mista e elementos da Floresta Estacional Semidecidual. 

Cânion Guartelá - (Cedida por Dr. Sérgio Stampar)

Já no período da tarde visitamos o Museu Municipal Histórico “Desembargador Edmundo Mercer Júnior”, que conta a história da cidade desde seus primórdios, além da cultura indígena, exploração e garimpo da região e, no período da noite, os grupos apresentaram as coletas feitas e resultados obtidos. 

Responsável pelo texto:
Maristela Oliveira dos Santos
Revisado por
Dr. Sérgio N. Stampar