Cabeçalho + Menu


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Dóris Chéles conta sua experiência como congressista do XIII EEBBA

A Aluna de Ciências Biológicas Dóris Spinosa Chéles conta ao Blog sua experiência em participar do XIII EEBBA.

Estou no meu segundo ano de graduação em Ciências Biológicas e o EEBBA é o primeiro evento envolvendo conhecimentos tanto do meu curso quanto de Engenharia Biotecnológica que participo dentro da Unesp. Eu, particularmente, gostei muito das apresentações em geral, as quais me mostraram novos campos a serem explorados dentro dessa grande área das Ciências Biológicas, e também, ampliaram minha visão em relação à alguns temas que eu já conhecia através de professores e alunos dentro da universidade.


Das palestras que mais me chamaram a atenção, destaco àquela sobre “Toxicologia reprodutiva feminina pelo uso de anabolizantes: dos efeitos adversos, às potenciais terapias para a recuperação do indivíduo” ministrada por Vinícius Simão, onde pude ter uma visão mais ampla sobre as pesquisas que envolvem este tema, e também, relacioná-lo com aulas que tive sobre Embriologia, e suas implicações em toxicologia reprodutiva. Já na Mesa Redonda “Novas técnicas de pesquisa”, ministradas pelas docentes Dra. Edislane Barreiros de Souza, Dra. Lucinéia dos Santos e Prof. Dra. Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, foram discutidos temas sobre bioética, envolvendo o uso de ratos, a qual é considerada de suma importância, uma vez que o uso de animais em pesquisas é muito frequente.

Dos minicursos que participei o primeiro foi “Células-Tronco e Terapia Celular”, ministrada pelo docente Dr. João Tadeu Ribeiro Paes, o qual me interessou muito, devido à essa ser uma área promissora dentro das Ciências da Saúde, a qual envolve novas tecnologias e avanços animadores, que muitas vezes, surgiram ali mesmo dentro de laboratórios da Unesp Assis. O segundo minicurso, “Fotografia Forense”, ministrada por José Roseli Júnior, respondeu à algumas curiosidades minhas acerca de temas forenses, uma área muito interessante e uma das opções de trabalho em que um biólogo pode investir.

Acredito que o evento tenha somado muito aprendizado aos alunos da Unesp e aos demais da comunidade, que assim como eu, puderam conhecer um pouco mais das áreas de Ciências Biológicas e Biotecnologia. Espero que mais eventos como esse possam acontecer na universidade, e sejam tão bons quanto este.”

O Blog parabeniza a todos que participaram do XIII EEBBA.

Responsável pelo texto:
Dóris Spinosa Chéles
Graduanda do curso de Ciências Biológicas