Cabeçalho + Menu


segunda-feira, 23 de maio de 2016

Docente Dr. Sérgio Stampar conta ao blog sobre sua participação na elaboração de livro

Em entrevista ao Blog do Departamento de Ciências Biológicas o docente Sérgio Nascimento Stampar comenta sobre a publicação do livro no qual participou da elaboração.


Blog: Qual o nome do livro?

Sérgio Stampar: Zoologia dos Invertebrados. Os compiladores do livro são dois professores da UNESP de Botucatu,Adilson Fransozo e a Maria Lúcia Fransozo. Eles tiveram a ideia de criar esse livro, mas com uma proposta diferente da empregada em livros famosos da área (ex. RUPERT, FOX E BARNES ou BRUSCA & BRUSCA). Os editores convidaram especialistas de cada grupo para escrever o capitulo correspondente. É um livro que tem 716 páginas e 40 capítulos. Eu fiquei responsável pelo capítulo de Cnidaria (obviamente!). Foi publicado esse ano, o lançamento foi em março e está a venda pela editora Roca. A grande vantagem é em relação ao preço, pois os livros importados custam mais que R$ 600,00 atualmente, e esse está a venda por R$250,00. Além do preço ( bem mais barato) os exemplos utilizados são, em grande parte, da costa do Brasil e isso é de grande ajuda em aulas.

Blog:Qual o conteúdo e foco do livro?

Sérgio Stampar: Na verdade é um livro texto, um livro para a graduação, que foi a ideia inicial, para ser usado em substituição dos livros-texto importados. A ideia era fazer um livro de Invertebrados, principalmente com exemplos brasileiros, para que fosse possível utilizar exemplos do Brasil em aulas práticas. É complicado usar exemplos os quais você não tem o animal.

Blog: Qual o público alvo do livro?

Sérgio Stampar:O público alvo são estudantes de graduação e pós-graduação em Biologia, Veterinária... Qualquer ramo em que terá disciplinas de zoologia na grade curricular.

Blog: Como surgiu a ideia e o convite para escrever o livro?

Sérgio Stampar:A ideia partiu realmente desses dois editores (Adilson e Maria Lúcia Fransozo) basicamente por causa desse custo, pois usamos basicamente os livros do Brusca & Brusca e o  Rupert, Fox & Barnes há mais de 20 anos. Então eles notaram que havia uma lacuna, além dos exemplos utilizados que não são os nacionais. como estamos em um nível razoavelmente bom no campo de pesquisa em zoologia de invertebrados daria para elaborar um livro com cada um dos grupos , que seria abordado por pelo menos um especialista da área. Então foi assim que surgiu a ideia. Já o convite surgiu em relação ao meu coordenador de pós-doutorado (André Morandini – IB/USP), eles entraram em contato comigo e, conjunto com ele.

Blog: Quem são os demais autores?

Sérgio
:Muitos autores, pois cada capítulo foi escrito por pelo menos um autor.