![]() | ||
Infestação de Besouros 'rola-bosta' no bairro Assis III - imagem site AssisCity |
No dia 21 de Outubro, o Zoólogo e Professor da UNESP, Dr. Sérgio N. Stampar, foi convidado pelo site AssisCity a dar uma entrevista explicativa a população assisense sobre o aparecimento em larga escala dos
besouros ‘rola-bosta’, cujo nome científico é digit onthophagus gazella.
![]() |
Dr. Sérgio Stampar |
Estes besouros têm aparecido e assustado os moradores do bairro Assis III, devido a grande incidência. Segundo o Dr. Sérgio N. Stampar, os moradores não devem se preocupar, pois os besouros não transmitem doenças, possuem hábitos noturnos e que no início da primavera estão em período de reprodução, por isso surgem em massa nas cidades, que apresentam temperaturas mais elevadas, o que torna mais propícia a reprodução e a postura de ovos.
O Prof. Sérgio também ressalta a importância dos besouros: ''O popular besouro 'rola-bosta' possui grande importância para o solo, pois evita a perda de nitrogênio, funcionando assim como adubo, pois quando diminui a liberação de amônia, aumenta a aeração do solo. Isso se deve ao seu ciclo de vida, através do qual cava galerias e deposita nelas as fezes dos mamíferos, principalmente dos bovinos, contribuindo com os pecuaristas, pois é o principal agente controlador da 'mosca-de-chifre' e de outros ectoparasitas, através do enterro das fezes frescas, as quais impedem a eclosão dos ovos. Eles quebram as fases de desenvolvimento dos parasitas gastrointestinais nos bovinos, auxiliando no controle das verminoses e contribuem na limpeza das pastagens, evitando, assim, o sub-aproveitamento das pastagens porque os bois não se alimentam em áreas que defecam.''.
Confira
a entrevista completa no site do AssisCity.