Cabeçalho + Menu


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Estudo de Campo I 2015!

Neste mês de Outubro os alunos do 2º ano do curso de Ciências Biológicas da FCLA estiveram em excursão à São Sebastião e Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, desenvolvendo atividades referente a disciplina Estudo de Campo I. Durante 4 dias os alunos foram conduzidos e orientados pelos professores Carlos Camargo Alberts, Ciro César Zanini Branco, Renata Giassi Udulutsch e Sérgio Nascimento Stampar. A visita proporcionou aos alunos oportunidades de aprimorar os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, podendo observar in situ, plantas e animais vertebrados e invertebrados em seus habitats.


 Os alunos ficaram alojados no Centro de Biologia Marinha- CEBIMar/USP, onde se localiza uma diversificada e rica vegetação, utilizada para trilha, e a Praia de Baraqueçaba. Durante a visita ao costão rochoso da Praia das Cigarras, os alunos coletaram algas, e alguns tipos de invertebrados para analisa-los posteriormente no laboratório do CEBIMar/USP



Também foi feito o arrasto, na Praia da Figueira- Ubatuba, onde pode-se observar vertebrados e invertebrados marinhos, bem como aves presentes no local. No mangue, localizado na Praia Dura, a área foi explorada e também houve a caça aos caranguejos e siris para análise e soltura posterior.




Em visita ao Projeto TAMAR foi abordada a importância da preservação das Tartarugas Marinhas, bem como o cuidado com o ambiente que elas vivem. Posteriormente, em visita ao Aquário de Ubatuba foi possível observar diversas espécies marinhas e até mesmo manusear alguns como a estrela, pepino e o ouriço-do-mar.



O aluno Bruno Moreira, deu seu depoimento sobre a excursão: ¨ O bom dessa excursão é a visão prática que isso nos proporciona da teoria adquirida no começo do curso, em especial das áreas de Invertebrados, Vertebrados e Sistemática e Morfologia Vegetal. Dessa forma, tivemos a oportunidade de observar, através de análise in situ, toda a biodiversidade encontrada nos ambientes visitados (costeiros e marinhos). Portanto, acredito que tenha sido uma experiência enriquecedora na contribuição tanto da compreensão como no domínio da teoria já vista.”