Cabeçalho + Menu


terça-feira, 4 de agosto de 2015

Alunos e professora de Engenharia Biotecnológica apresentam em Workshop realizado na UNESP de Botucatu

Guilherme dos Santos Mazo, Profa. Dra. Lucinéia dos Santos e Daniel Kazuhiko Kuruiwa no Workshop "Innovation
and Entrepreneurship in Biotechnology" (da esquerda para direita). Foto cedida pelos autores da postagem.
Os alunos do 5º ano de Engenharia Biotecnológica Daniel Kazuhiko Kuruiwa e Guilherme dos Santos Mazo contam ao Blog do Departamento de Ciências Biológicas sobre suas participações no Workshop “Innovation and Entrepreneurship in Biotechnology”, realizado na UNESP de Botucatu. Ambos apresentaram seus trabalhos na forma de pôster e foram acompanhados pela orientadora Profa. Dra. Lucinéia dos Santos, que também esteve apresentando trabalho junto com seu filho Caio Augusto. Leia a seguir:
“O Workshop foi realizado do dia 27 a 29 de julho de 2015 (Maiores informações aqui). No primeiro dia, o evento teve as suas portas abertas ao público externo, com interessantes palestras das seguintes instituições: Agência de Inovação da Unesp (AUIN); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Incubadora Tecnológica de Botucatu (PROSPECTA); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae SP); Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP-UNESP). Essas palestras trataram de empreendedorismo, inovação, incubadoras, desenvolvimento de negócios e produtos biotecnológicos. Incentivaram a aproveitar o momento da universidade para já começar a inovar, o qual contribuiu no aprimoramento dos nossos conhecimentos, principalmente através da exposição dos serviços e projetos que podemos pleitear, como por exemplo, o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE FAPESP), aberto a todos os graus de titulação – até mesmo graduados – que queiram submeter um projeto de inovação para ser executado pelos autores. No final do dia foi realizada uma mesa redonda com todos os palestrantes para debater as questões levantadas pelo público.
O evento ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu pertencente à Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp, que fica localizado ao lado da Maternidade dessa mesma Faculdade. A Faculdade é situada no distrito Rubião Júnior, pertencente à cidade de Botucatu, onde possui regiões de relevos tipo cuesta que dão uma particularidade muito agradável ao local.
O segundo e o terceiro dia foram ministrados exclusivamente pelos palestrantes da University of Toronto, uma das maiores e mais bem conceituada universidade da América do Norte. O idioma oficial nestes dias foi o inglês. Os representantes da instituição foram: Cynthia Goh, David McMillen e Richard McAloney. Houve um contato muito próximo dos representantes desta Universidade, que são professores de currículos consagrados, cada um dos participantes teve a oportunidade de falar um pouco sobre os assuntos propostos e ouvir opiniões e dicas muito interessantes. Estes contatos tiveram como objetivo mostrar como trazer a ciência para a sociedade, investir no conhecimento e recursos das universidades e de seus pesquisadores para criar produtos reais e soluções industriais. Nestes dias foram propostas atividades muito interessantes relacionadas ao processo de fundamentação teórica, formulação e geração de um produto a partir de uma problemática usando o processo de “brainstorming”.
Richard McAloney durante palestra em Workshop.
Foto cedida pelos autores da postagem.
Neste dia tivemos a oportunidade de falar com a Cynthia Goh, Professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Médicas e Diretora do Impact Centre da University of Toronto. Na conversa, discutimos sobre a possibilidade de implantação de produtos que usem matéria-prima vegetal no mercado brasileiro.
Alunos e professora com Richard McAloney (centro).
Foto cedida pelos autores da postagem.
Ao final do dia, apresentamos os nossos trabalhos com o título de 'Utilization of liquid residue from a monocot from the family Agavaceae for the development of a new phytotherapy medicine'. Durante a sessão conversamos com uma representante da Ourofino Saúde Animal, empresa do setor veterinário e apresentamos ao Richard McAloney nossos resultados.
No geral o workshop nos proporcionou bastante conhecimento na área de inovação e empreendedorismo, como era o proposto. Mas além disso, pudemos aprimorar nossa network com pessoas com influência nacional e internacional, desenvolver nossas habilidades com o inglês ao termos que falar em público ou até apresentar o trabalho na língua estrangeira. Sobretudo, promoveu o desenvolvimento da nossa capacidade de apresentar o trabalho de forma coesa e clara para o público nos propicia mais ferramentas para que possamos apresentar mais trabalhos no futuro e, assim, atingir um público maior ou que tenha maior impacto no mundo acadêmico ou industrial".

Responsáveis pelo texto:
Daniel Kazuhiko Kuruiwa
Guilherme dos Santos Mazo
(Graduando Engenharia Biotecnológica da FCL, Assis – UNESP)