Cabeçalho + Menu


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

The “Oscar” goes to...

O trabalho “A new species of Pachycerianthus (Cnidaria, Anthozoa, Ceriantharia) from Tropical Southwestern Atlantic” que descreve uma nova espécie de anêmona, Pachycerianthus schlenzae (artigo disponível aqui), de autoria do Professor Sérgio Stampar do Departamento de Ciências Biológicas – UNESP – FCL/Assis foi selecionado entre outros milhares para concorrer à uma posição na lista “Top 10 New Species 2015” do International Institute for Species Exploration (IISE) (http://www.esf.edu/species/).
A missão do Instituto Internacional de Exploração de Espécies é inspirar, incentivar e possibilitar o avanço da taxonomia e exploração de espécies da Terra.
O IISE se dedica à exploração, inventário e classificação das espécies da Terra, além da conscientização pública sobre a crise da biodiversidade, da defesa para os importantes papéis desempenhados pela taxonomia e museus de história natural, e no avanço cybertaxonomia, a aplicação da cibernética e ferramentas digitais para acelerar e melhorar a morfologia comparativa, taxonomia descritiva e classificação filogenética.
A lista Top 10 é lançada a cada ano no aniversário de Carolus Linnaeus, no dia 23 de maio. Linnaeus é o "pai da taxonomia" e seu trabalho em meados do século 18 foi o ponto de partida para a nomeação e classificação “moderna” de plantas e animais. Neste momento, a espécie de anêmona de tubo que vive no litoral do Espírito Santo e Bahia está concorrendo com outras 29 espécies para compor a lista final. 

Parabéns Prof. Sérgio e boa sorte.