Cabeçalho + Menu


domingo, 1 de fevereiro de 2015

Aniversário da "Teoria da Detecção de Bordas": uma ferramenta visual do cérebro humano


Nesse mês, umas das grandes descobertas científicas está comemorando seu 35º aniversário: a "Teoria da Detecção de Bordas" ou "Theory of Edge Detection" (maiores informações a seguir). Também comemoram seus aniversários os seguintes docentes e funcionário do nosso Departamento, com a equipe do Blog desejando um feliz aniversário a todos:
Rosana Marta Kolb (10/02)
João da Costa Chaves Júnior (15/02)
Sérgio Pereira de Moraes (18/02)
Carlos C. Alberts (22/02)

Theory of Edge Detection
Como o ser humano reconhece objetos? Não basta apenas vê-los como uma câmera faz: o cérebro tem que traduzir a imagem que é recebida pelo olho em pensamentos para que, então, nós possamos saber o que estamos olhando. Além disso, objetos no mundo não estão bem dispostos - um pode estar na frente do outro, em cima ou embaixo, cabendo ao cérebro resolver o problema de qual "bit" da cena pertence a determinado objeto.
Em fevereiro de 1980, foi publicado o trabalho "Theory of Edge Detection", de David Marr e Ellen Hildreth (disponível aqui), no qual consta a ideia deles de que as bordas são fundamentais, e que as diferenças no brilho do objeto dizem a você onde as bordas estão. Os autores usaram equações matemáticas para descobrir como o cérebro pode fazer isso. Esse trabalho foi tão importante que inspirou outros cientistas a construírem robôs, os quais não só podem ver objetos, como também reconhecê-los.