Cabeçalho + Menu


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Finalizando a semana de estudos: Alemanha e Holanda

Nesta semana o Blog está promovendo uma série de postagens sobre o intercâmbio dos alunos do Departamento de Ciências Biológicas (Parte I e Parte II). 


Alemanha
A Universidade Tecnológica de Munique possui uma grande quantidade de alunos estrangeiros. Existe uma seriação ideal, mas há liberdade para o aluno escolher as matérias (obrigatórias e opcionais) de acordo com a disponibilidade da oferta de vagas nos cursos. As aulas são ministradas no estilo palestra (média de 2 horas), geralmente, em auditórios com mais de 50 alunos. Os alunos podem fazer previamente download das suas aulas no site da faculdade. A presença em sala de aula não é obrigatória sendo muito comum os alunos estudarem em casa e fazer uma única prova ao final do semestre. Há a possibilidade de revisão da prova, mas não há recuperação. As aulas práticas possuem número de vagas limitado e só podem ser feitas por alunos aprovados que tenham atingido uma nota mínima de corte na avaliação da matéria teórica. Além disso, nota-se um claro distanciamento entre professor e aluno.
O professor universitário é visto em toda a sociedade alemã como um profissional diferenciado, não sendo comum o contato direto entre professor e aluno. Quando um aluno deseja falar com um professor é necessário sempre agendar um horário antes.
A infraestrutura da universidade é excelente, as salas e os laboratórios são equipados com o que há de mais moderno e os equipamentos são frequentemente substituídos por melhores, o que reflete o alto investimento em pesquisa.
 Além da boa infraestrutura acadêmica, a universidade oferece ao aluno a oportunidade de praticar diversos esportes. No início de cada semestre, a universidade distribui livretos com todas as opções de esportes, as quais os alunos podem praticar, pagando um preço muito acessível. A maioria dos treinos ocorrem nas instalações do parque olímpico.

Pensando no mercado de trabalho, a universidade organiza, anualmente, uma feira de estágios, na qual grandes empresas são convidadas para apresentar-se, informar os alunos sobre vagas de estágio e processo seletivo.


Holanda
O estudante que optou por fazer o intercâmbio na Holanda comenta que sua estadia se dividiu em dois semestres distintos, sendo o primeiro destinado às aulas comuns e o segundo, às aulas e estágio (chamado de "Minor"). Além disso, ressalta que apenas uma grande área é ensinada por semestre.

Primeiro semestre de aulas:
1. Durante cinco meses, quatro dias por semana foram destinadas apenas às aulas relacionadas com o tema de "molecular plant biology", sendo dois desses dias de aula teórica e os outros dois, de laboratório. Cada aula prática dura aproximadamente cinco horas;
2. O material didático consiste em um livro referência, slides com a aula teórica, artigos e literatura;
3. Apenas aulas práticas são obrigatórias, podendo faltar, no máximo, três vezes. Entretanto, as faltas não são contadas em aulas teóricas;
4. As avaliações são constituídas em duas provas, um pôster, dois relatórios práticos, um diário de laboratório e nota prática dada pelo professor;
5. Há contato diário com os docentes. O aluno ressalta que apenas três docentes, além de palestrantes convidados de outras universidades, ministram todo o curso.

Segundo semestre de aulas:
O tema Minor "Industrial microbiology - fermentation", foi desenvolvido na empresa de microbiologia relacionada à faculdade, nos seguintes aspectos:
1. As aulas e práticas relacionadas ao tema ocorrem durante dois meses. Nos três meses seguintes, desenvolve-se o projeto por três meses, apenas de forma laboratorial;
2. O material também consiste em slides das aulas e na literatura.
3. Quanto à frequência, o próprio aluno faz sua rotina de trabalho, desde que avise para o supervisor com antecedência;
4. As avaliações desse semestre são constituídas de uma prova, um relatório-revisão bibliográfica, uma nota prática dada pelo supervisor, um relatório final e uma apresentação final;
5. 95% do semestre são compostos por aulas práticas;
6. Apenas três professores regem o curso, estando dois deles diariamente no laboratório.

Veja o que já foi publicado sobre o Canadá, Austrália, Estados Unidos, Itália, Irlanda e Escócia.


A equipe do blog do Departamento de Ciências Biológicas agradece aos alunos que colaboraram com a entrevista, proporcionando essa semana de postagens para o blog e mais dicas sobre o intercâmbio. Desejamos a todos uma ótima viagem!