Cabeçalho + Menu


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Curso de Birdwatching: o que teve?

Nos últimos dias 06 e 07 de setembro, a CAÁ Consultoria Ambiental realizou juntamente com o Resort Água das Araras um curso para observação de aves na cidade de Paraguaçu Paulista - SP, visando difundir o tema para leigos e despertar a curiosidade das práticas de ornitologia. Os graduandos em Ciências Biológicas, Nayara Miranda e Tiago Francisco participaram do curso e contam um pouco mais dessa prática.
Birdwatching é uma prática de observação de aves, que surgiu na Inglaterra no século XVIII. No século XIX os norte-americanos caçavam as aves como uma forma de competição, onde abatiam diversas aves e mamíferos em datas comemorativas, por exemplo, no Natal, e contabilizando quem conseguia o maior número de espécies.
(Foto cedida por Marcelo Araski/Cibele Raio)
Apenas em 1896 foi criada a Audubon Society, uma organização sem fins lucrativos para preservação das aves, lançou em 1900 a campanha para contagem das aves, sem que fosse necessária a morte das mesmas. Esta história foi tratada no filme The Big Year (2011) com a direção de David Frankel.
No Brasil, a prática de Birdwatching ainda é novidade, mas vem crescendo cada vez mais, principalmente no âmbito da conservação e interação com a natureza, isso porque as práticas de observação têm um custo baixo e podem ser praticadas por qualquer pessoa.
Os observadores utilizam normalmente binóculos, livro-guia, câmera, e às vezes recursos auditivos, mas a prática pode ser feira pelo simples fato de ir a algum lugar onde se possa encontrar uma quantidade de espécies e observá-las a olho nu, sem ajuda de nenhum outro recurso.
O curso iniciou-se no sábado (06) pela tarde com uma ideia mais teórica sobre o que é ornitologia, quais são as importâncias das práticas de birdwatching, com a ideia de preservação e bom senso com o teor ambiental ministrada pelo palestrante Renan Oliveira, biólogo e mestrando em Engenharia Ambiental.
No final da tarde de sábado (07) iniciou-se a parte prática, a observação em si, que foi feita no Resort com a utilização de binóculos e livros guias cedidos pelo curso, mas foi apenas um aquecimento para a observação que aconteceu no domingo pela manhã em Conceição de Monte Alegre, distrito do município de Paraguaçu, em uma pequena trilha, com a ajuda dos binóculos e dos ornitólogos presentes.
(Foto cedida por Marcelo Araski/Cibele Raio)
Diversas espécies puderam ser observadas, por exemplo: Bem-te-vi-rajado (Myiodinastes maculatus), Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus), Papa-formigas-vermelho (Formicivora fura), Graha-do-campo (Cyanocorax cristatelus), Pica-pau-anão-escamado (Picumnus albosquamatus), Tucão (Elaenia obscura), Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), entre outros.

O curso despertou em nós a vontade de conhecer melhor as aves e preservá-las, assim como nos proporcionou uma aprendizagem ímpar tanto para escolher e manipular o binóculo, a máquina fotográfica e o aparelho de playback quanto sobre a ornitologia em geral, as diversas famílias e identificação de várias aves.

Responsabilidade do texto:
Nayara Miranda e Tiago Francisco
Graduandos em Ciências Biológicas